quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bar do Baiano (Bancários – João Pessoa- PB)

A palavra “botequim” é oriunda da palavra “boteco” que tem o mesmo significado do termo espanhol “bodega”, ambas são de origem grega e derivam de apothéke, que significa depósito, casa de bebidas ou loja em que se vendiam miudezas. Como tudo no Brasil toma um significado bem melhor do que nos demais países do continente, o boteco (buteco), ou botequim, ficou tradicionalmente conhecido como um lugar onde se comercializa bebidas alcoólicas, servindo de encontro entre "boêmios", onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma conversa sem compromisso.

Seguindo exatamente essa corrente brasileira, nos Bancários, em João Pessoa, se apresenta o Bar do Baiano. Imagina só juntar “buteco” e “baiano” numa frase só: isso dá um samba-canção. Pois esse é dos mais autênticos estilos de botequim popular que eu já vi.

A começar pela porta do banheiro que para fechar você puxa uma cordinha que, em seguida, você tem que amarrar num prego logo na parede, e enfim conseguir fazer o serviço. Pelo menos tem um banheiro pra homens e outro para mulheres.

O ambiente é por demais amistoso, aos sábados um grupo de chorinho se apresenta no final da tarde. É comum encontrar alunos e professores da UFPB trocando ideias, se embriagando, revelando segredos, ou tocando guarda-chuva até as 5 horas da manhã.

Por falar em música, o repertório era da melhor qualidade: Mary Beth, Chico, Raul (...), quando tem quem toque, o Baiano oferece violão para rolar um som improvisation e sempre se revelam novos artistas e alguém se passando.

Recentemente, o proprietário adquiriu um projetor para exibir jogos. Quando não tem uma peladinha rolando, sempre tem um DVD uó. Ou seja, a inserção de novas mídias no ambiente do bar causou desconforto da maioria dos frequentadores (pelo menos os da minha turma). A justificativa do proprietário é que só encontra Luan Santana, Aviões e cia. LTDA. Nos ambulantes. Recomendo levar um DVD legal quando você for visitar esse bar.

O cardápio é tradicional, sem muitas inovações, mas não deixa a desejar quanto aos pratos mais interessantes para os biriteiros: carne de sol, queijo, fava, arrumadinho, tudo saboroso e gorduroso. Às vezes tem carangueijo, quando os bichinhos estão pequenos, o Baiano serve dois e só cobra um.

A cerveja é geladinha, mas o cardápio não contempla variedades de drinks. Rola vodcas, whiskys básicos, sai até uma caipinha e caipirosca.

O estacionamento é na rua mesmo, a vantagem é que a gente fica vendo o carro com uma visão panorâmica, já que o bar encontra-se acima do nível da rua.

Entre algumas histórias que realçam a mística do bar, existe uma de que o Baiano já deu carona a vários “bebuns” em fim de balada com a maior boa vontade. Ah quem diga que ele faz isso para poder fechar logo, afinal, ele é baiano.

Essa e outras regalias a gente só encontra num autêntico buteco, por isso eu acho que vale muito a pena prestigiar esse ambiente de diversões.

Não postei foto da logomarca porque vocês já podem imaginar que a placa dele é aquele tipo patrocinado pela Skol com o nome "Bar do Baiano", copia? Mesmo assim, prometo foto em breve.

8 comentários:

  1. Até agora essa foi de longe a melhor crítica deste blog, na minha opinião. Pudera, escrito por uma jornalista fica garapa né?! kkkkkkkk
    Ilana, o melhor é imaginar tu dizendo tudo isso, parece que eu tava te ouvindo enqto lia hsuaihsiauhsiuah. Rasgação de seda à parte, fiquei curiosa quanto ao bar. Aliás, faz tempo que não vou num butequinho, espetinho e coisas desse tipo. Pra tomar skol litrão, de preferência :)

    Precisamos marcar preu prestigiar o bar do meu conterrâneo!!! xD

    ResponderExcluir
  2. p.s.: a descrição do banheiro foi sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, conheco bem o Bar do Baiano! Deu ate saudade agora ;)

    ResponderExcluir
  4. Depois publica o endereço completo, quero conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Bar do Baiano (Bancários – João Pessoa- PB) ... Localizado no Espinheiro, bairro super tradicional da região norte por tras do shopping sul que ficar de frente a Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  6. Pequeno, simples mas gostoso...

    Talvez seja esta a melhor maneira de definir este bar simpático onde se reune a fina flor da intelectualidade do Bairro dos Bancários, em João Pessoa.

    Além do ambiente familiar, quase um clube, o bar oferece comida gostosa, obra de Roberto, o BAIANO.

    É lugar obrigatório para quem gosta de beber, ou apenas conversar com sossêgo, comendo um tira-gosto de primeira.

    É um bar ideal para quem visita a "terrinha" e quer conhecer melhor os Paraibanos...

    Aqui não há descriminação de espécie alguma. Negros e Brancos, Paraibanos e visitantes, todos convivem em perfeita harmonia neste ambiente de pessoas inteligentes, cultas e educadas...

    Aliás, a boa educação parece ser uma característica marcante dos Paraibanos...

    ResponderExcluir
  7. Grêmio Recreativo Bar do Baiano,localizado no bairro dos bancários,ponto de encontro de artístas,intelectuais e boêmios.Aberto de quarta a domingo, o bar do baiano é referencia de cultura na cidade de João Pessoa, lá podemos encontrar as mais diversas manifestações culturais: lançamentos de livros,CD's,shows musicais,entre outras expressões culturais que são acolhidas no bar. Esse é o bar do baiano um lugar para um bom papo,uma paquera, música de qualidade e pessoas interessantes. Venha fazer uma Visita toda Sexta com musicas Bregas e Cantor tocando para você.

    ResponderExcluir